AVALIAÇÕES FINANCEIRAS

Na DELOS, podemos apoiar sua empresa para determinar o valor do negócio ou dos intangíveis, como marcas, patentes, carteira de clientes, concessões e goodwill, tanto para processos de fusão e aquisição, como para planejamento estratégico.

Nossa equipe possui experiência em diversos setores da economia, indústria, serviços e comércio. As avaliações financeiras podem atender necessidades oriundas da adoção inicial do IFRS (Lei 11.638/07), do CPC 01 (Valor Recuperável – teste de impairment), do CPC 15 (Combinação de Negócios), e do artigo 385 do Regulamento de Imposto de Renda.


AVALIAÇÕES SOCIETÁRIAS

A Lei 11.638/07 tem como objetivo adequar os procedimentos contábeis brasileiros às Normas Internacionais de Contabilidade (IRFS). Seguindo esta linha, o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) emitiu diversas orientações e instruções que passaram a regulamentar e nortear estas modificações.

O CPC 01, primeiro pronunciamento emitido, exige que o valor patrimonial dos ativos fixos, registrados em balanço, seja divulgado ao seu valor recuperável (teste de impairment). Na DELOS, estamos preparados para realizar este tipo de avaliação, que engloba conceitos como o de fluxo de caixa descontado e o valor de mercado.

Adicionalmente, aplica-se ao ativo imobilizado o CPC 27 que estabelece, entre outros aspectos, uma revisão das vidas úteis dos ativos imobilizados, com verificações anuais posteriores, quando houver evidências de fatos relevantes que alterem as taxas de depreciação. Ou seja, emitimos laudos definindo a vida útil e econômica dos ativos de uma empresa.


AVALIAÇÃO PARA SEGUROS

É fundamental conhecer o valor econômico dos ativos em risco, para que a contratação de uma apólice de seguros seja realizada de forma correta e eficiente.

Na DELOS, elaboramos laudos de avaliação que permitem determinar com precisão o Valor Novo de Reposição, Valor Máximo Segurável e Valor de Dano Elétrico, por exemplo, evitando assim o risco do “sub-asseguramento” e a ineficiência do “sobre-asseguramento”.

Os laudos podem ser utilizados para contratação do seguro, obtendo as melhores condições na negociação, ou ainda para situações de sinistro, apoiando o processo de regulação.